SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS EM COSMÉTICOS QUE PODEM TRAZER ALGUM DANO A NOSSA SAÚDE E DO NOSSO PLANETA
Hoje vamos falar um pouco sobre algumas substâncias presentes em cosméticos que podem de alguma maneira trazer algum transtorno na saúde do nosso corpo ou do planeta.
Atualmente vem aumentado nossa preocupação com nossa saúde, e acredito que muitas pessoas já estão preocupadas com as consequências ambientais que podem causar o estilo de vida que estamos acostumados a viver dês de que nascemos. Com estas preocupações tem se falado muito em substâncias potencialmente prejudicial a saúde, e vocês sabem quais são e o por que podem ter esse potencial?
Primeiramente preciso dizer que todas as substâncias usadas em cosméticos legalizados no Brasil, passam pelo critério da Anvisa, esta regulamenta quais substâncias podem ser utilizadas e seu grau de segurança. Quando um produto chega as mãos dos consumidores, antes deve ser protocolado neste órgão com o registro das substâncias usadas em sua composição e sua porcentagem, estando seguro para uso está liberado para venda e consumo. O que acontece nos casos dessas substâncias que podem ter em sua forma um potencial danoso ao nosso corpo ou ao meio ambiente, e que são liberadas para uso pelo órgão fiscalizador, é o fato de existirem níveis seguros para uso das mesmas. A preocupação da Natural Mayer e acredito que de outras empresas do ramos natural, é o por que usar uma substância que tem um potencial danoso ao invés de uma substância segura em seu todo, optamos pelas substâncias seguras.
Agora vamos a algumas delas:
PARABENOS: São conservantes, podem ser encontrados em cremes, maquiagens, sabonetes, shampoos e muito outros cosméticos. Esta substância tem potencial de desruptor endócrino, isso significa que podem alterar células gerando desequilíbrio hormonal. Há estudos relacionando o uso constante de produtos com essas substâncias com aparecimento de câncer e infertilidade. O parabeno virou um vilão quando foi encontrado em células cancerigenas, em um estudo sobre o câncer de mama, mas este estudo não diz a origem do parabeno encontrado, se veio do uso de cosméticos ou não. Existem outros estudos em relação ao parabeno mostrando grande quantidade em amostras de urina o que comprova sua absorção sistêmica, e acredito que muitos ainda estão por vir. O que se sabe realmente é que os cosméticos podem ser absorvidos pela pele e assim entrar em contato com outros órgãos e estruturas celulares. Se esta substância pode ser um desruptor endócrino, se tem um potencial carcinogênico, o melhor é utilizar outras opções mais seguras.
TRICLOSAN: É um agente bactericida, muito utilizado em pastas de dentes e sabonetes, um excelente agente contra fungos e bactérias mas que pode gerar grandes danos a nossa saúde. O Triclosan tem grande afinidade com cadeias graxas o que significa que ele tem afinidade com o tecido adiposo, podendo ser acumulativo nos mesmos, prejudicial para nós e para os animais. É um produto com baixa biodegradabilidade, podendo passar muito tempo no solo e nas águas. Como todo antibactericida seu uso indiscriminado (e/ou acumulativo) pode gerar resistência bacteriana. O Triclosan tem sua forma química muito parecida com a estrutura dos hormônios tireoidianos, podendo afetar na atividade imunológica e hormonal.
CLORETO DE ALUMÍNIO: Muito utilizado em antitranspirantes, age formando um "gel" que bloqueia os ductos da transpiração. A transpiração axilar é responsável pela liberação de toxinas do nosso organismo, o bloqueio desta liberação pode estar associada ao câncer de mama e Alzheimer. Outra hora falaremos sobre as causas dos maus odores.
SULFATO DE SÓDIO: Surfactante (agente limpante), muito utilizado em shampoos, e sabonetes. Algumas pessoas falam sobre ser um produto cancerígeno mas não há evidencias sobre este assunto, o que se sabe sobre ele é que pode ser alergênico, causar coceira, ressecamento e descamação na pele (dermatite) causar vermelhidão e inflamação nos olhos e mucosas. Melhor evitar...
DERIVADOS DE PETRÓLEO: Estes ao meu ver não são os maiores vilões, eles obstruem os poros da pele o que impede a pele de respirar, o que pode levar ao aparecimento de acne e comedões. Eles são os óleos minerais, vaselinas e petrolatos. Existe a preocupação de possível contaminação de impurezas oriundas do petróleo o que poderia causar câncer, porém vindo de fontes cosméticas confiáveis é pouco provável de isso acontecer. Para nós da Natural Mayer a maior preocupação em relação aos derivados de petróleo é que eles vem de fontes não renováveis e nada ecológica, o que não faz sentido algum ser usada por quem tem uma preocupação de trabalhar com sustentabilidade.
Concluindo nosso texto, todas as substâncias utilizadas na cosmética estão dentro de um padrão estabelecido por um órgão fiscalizador, composto por pessoas sérias e comprometidas, essas substâncias estão liberadas em concentrações estabelecidas através de estudos criteriosos. Não podemos falar que os cosméticos "convencionais" fazem mau para a saúde, e sim que fazem uso de substâncias que podem ser prejudicial a nossa saúde e dos animais assim como poluir o meio ambiente. Não sabemos ainda até que ponto muitas dessas substâncias podem ser acumulativas em nosso organismo e na natureza, e ao longo do tempo o que pode causar. Sabemos que muitas tem potencial carcinogênico em altas concentrações, que podem causar dermatite, que podem ser desruptores endócrinos, que podem ser acumulativos no meio ambiente, podendo causar danos a fauna e flora. O fato é que optar em usar um cosmético natural ou com a maioria dos componentes naturais, vai muito além de uma simples escolha de mercado, é optar pela manutenção da saúde do corpo, lembrando que a beleza vem de dentro pra fora, é se preocupar no que estou descartando, o que eu estou influenciando no mundo onde vivo, e que mundo eu quero deixar para as futuras gerações.
Com amor 💚
Natural Mayer
Comentários
Postar um comentário